Google encerra o aplicativo Picasa. Quem tiver deverá migrar para o Google Fotos ou outro semelhante.

Picasa (Foto: Picasa)
O que já era esperado finalmente ocorreu. O Google anunciou na sexta-feira (12) o fim de seu editor de fotos Picasa e também do seu serviço de armazenamento de imagens online. A medida vai ao encontro do objetivo da gigante de buscas de focar em apenas um produto voltado a este tipo de funções, neste caso, o Google Fotos, um dos recursos presentes no Google+.
Por enquanto, o Picasa vai continuar funcionado normalmente, mas seus serviços serão desativados no dia 1 de maio.

Os usuários do Picasa Web Albuns que também usem o Google Fotos com o mesmo e-mail de login não precisam se preocupar, pois todos os seus dados serão migrados automaticamente e poderão ser acessados diretamente no novo serviço ou através do Google Drive.
Quem não quiser usar o novo serviço do Google terá acesso a uma nova plataforma, que vai permitir apenas ver, baixar e deletar álbum de fotos. Outras funções, como criar, organizar e editar álbuns, só poderão ser feitas através do Fotos.
O aplicativo do Picasa também será abandonado e entra no já famoso e povoado cemitério do Google. A partir do dia 15 de março, o app não vai mais receber atualizações. Quem baixou antes desta data pode continuar a usar o programa normalmente.

Google Photos: guarde e organize suas fotos e vídeos

O Google Photos é um serviço para AndroidiOS e web, que guarda e organiza fotos e vídeos, com armazenamento gratuito e ilimitado para algumas imagens. O aplicativo organiza automaticamente suas imagens em categorias, como pessoas e lugares. Além disso, a ferramenta ainda faz ajustes técnicos nas imagens, como alterações na cor e luz, e também permite que o usuário crie colagens, animações e até vídeos com trilha sonora.
O mais interessante do programa, sem contar com o upload ilimitado e gratuito para fotos  em alta qualidade, é que o o aplicativo ainda faz ajustes automáticos nas fotos dos usuários melhorando a foto (este recurso pode ser desabilitado, caso deseje).
O programa correspondeu muito bem as expectativas. É uma ótima alternativa para não ocupar memória do seu smartphone, sem contar que é super funcional, com um layout padrão Google. Com versão em português para Android e iOS, o programa ainda conta com uma plataforma web fácil de usar – apesar de não ser tão intuitivo.